A SITA apresentou seis previsões de como a nova tecnologia da rede 5G mudarão o cenário das viagens aéreas. Com velocidade de download chegando a 400 MB por segundo, a tecnologia trará grandes mudanças para os aeroportos, companhias aéreas e passageiros.
1. 5G e Internet das Coisas
A previsão é de que em breve os aeroportos terão a rede 5G e isso possibilitará que mais de 1 milhão de dispositivos sejam gerenciados dentro da mesma rede, coisa que hoje não é possível, pois o 4G só suporta até 10 mil dispositivos.
2. 5G e Inteligência Artificial
A Inteligência Artificial (IA) conectada à 5G resolverá os principais pontos problemáticos nos aeroportos e nas fronteiras. Por exemplo, combinar passageiros biometricamente com suas malas será simples. A IA será capaz de reconhecer marcas únicas, vincos e características do material para distinguir entre malas aparentemente idênticas e combiná-las com o passageiro correto.
3. Melhora nos sistemas operacionais e corte de custos
A combinação da IoT e da 5G oferecerá grandes oportunidades para as companhias aéreas e os aeroportos, desbloqueando seus dados e oferecendo benefícios comerciais tangíveis.
4. Otimização de manutenção das aeronaves
O 5G permitirá que as aeronaves da próxima geração troquem grandes quantidades de dados no aeroporto e no portão. A transmissão rápida dos dados da aeronave e a análise desses dados permitirão manutenção proativa, retorno mais rápido da aeronave, partidas mais pontuais e, o mais importante, uma melhor experiência do cliente.
5. 5G + Wi-fi
Graças aos novos padrões de 5G, os aeroportos terão mais controle da qualidade do serviço em seus espaços públicos e privados, convergindo o 5G com redes Wi-Fi para criar uma experiência com conectividade contínua.
6. Viajante Digital
Para os passageiros, serão fornecidos realidade aumentada em tempo real e serviços móveis personalizados, combinando todos os dados trocados dos vários aplicativos e interações com o ambiente físico e os objetos. O aeroporto fornecerá informações e serviços relevantes e contextualizados para ajudá-los e entretê-los.
Leia mais em m&e